darque_sra_areias1

A SINGELA FESTA DE NOSSA SENHORA DAS AREIAS

Realizaram-se no passado fim-de-semana as Festas em honra da Nossa Senhora das Areias, na Vila de Darque.

Trata-se da mais antiga romaria, na que já foi Paróquia de Santa Maria das Areias, que se efectua no município de Viana do Castelo. Terra de pescadores, da seca do bacalhau, de farta agricultura, para aqui concorriam gentes de freguesias bem distantes para pedirem à Nossa Senhora das Areias que livrasse os seus campos, as vinhas, dos males da terra e as colheitas fossem fartas. Aqui, também, pediam sol, chuva e todos os benefícios de que a lavoura necessitava para que não se passasse fome e outras misérias.

Perderam-se nos tempos os costumes da realização, por causa da seca, ao longo do ano, de diversas procissões em honra da Nossa Senhora, para que intercedesse e não faltasse águas nos campos. A estas cerimónias acorriam as freguesias vizinhas e outras de bem longe.

E, hoje, as festividades e a procissão, pelo seu significado, ainda são marcantes pelo fervor e devoção religiosa das mulheres e dos homens que as organizam e que nelas se incorporam. Mas, nesta tão antiga romaria não falta alegria e animação.

À Comissão de Festas vai o nosso aplauso e o desejo que em 2018 volte a  celebrar a Nossa Senhora das Areias.