darque_corredorVerde2

ABRIU-SE O “CORREDOR VERDE” NA “CASA DO FREIRE”

Foram demolidas as ruínas da “Casa do Freire”. Aqui se abrirá a frente da requalificação do edificado construído denominado “Corredor Verde”.

Neste projecto a área de intervenção é uma frente urbana que compreende o espaço entre os edifícios da Urbanização da Quinta da Bouça e a Av. Carteado Mena (EN13). Aliado à implantação de dois corredores verdes, está a implantação de mobiliário urbano de qualidade, de pavimentos e de iluminação, criando a imagem moderna que se pretende obter, e mais que isso, para que se melhore a qualidade de vida, em termos de usos de espaço público, dos habitantes da Vila de Darque.

Paralelamente, pretende-se a renovação do respectivo espaço público que integra a renovação da área contígua aos prédios existentes, definindo um corredor paralelo à EN13 que faça a transição, regule e clarifique os acessos ao edificado, até à rotunda da ZAED-Zona de Actividades Económicas de Darque (Feira). Destinado a ser integrado neste projecto, a autarquia, também, adquiriu o terreno do “Balinha”. Este terreno está implantado entre a Av. Carteado Mena e o Largo das Rosas, pois tem frente para ambas.

Procura-se, ainda, nesta intervenção, fazer a renovação do cruzamento principal entre a EN13 e os acessos à malha urbana, a norte e a sul; bem como o desenho do estacionamento da SIRD e o atravessamento desnivelado sob o caminho-de-ferro – para acesso ao Cemitério e à A.D.D. – tudo a partir do espaço que constituía a propriedade conhecida como “Casa do Freire”.

O projecto está em fase de conclusão.

 

“CASA DO FREIRE” APÓS DEMOLIÇÃO