Fotos1_POLIS_v1

INAUGURAÇÃO DA POLIS LITORAL – NÚCLEO DO CABEDELO

INAUGURAÇÃO DA POLIS LITORAL – NÚCLEO DO CABEDELO

No dia 12 de Dezembro, o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, acompanhado da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, bem como do Presidente da Câmara, do nosso Presidente da Junta de Freguesia e de elementos ligados ao projecto e execução da obra, inaugurou a primeira fase da obra de requalificação da frente ribeirinha do núcleo do Cabedelo. A segunda fase será iniciada e concluída no próximo ano.

O projecto de requalificação do Cabedelo visa, particularmente, potenciar as suas características naturais ao nível da rentabilização económica sustentável e do usufruto público concretamente da praia, do estuário, do pinhal, dando expressão, também, ao que vai ser a Ecovia do Rio Lima e a Ecovia do Litoral.

A empreitada contemplou acções de qualificação, defesa e delimitação da zona natural em risco, mediante o reperfilamento da frente pedonal de mar e de rio e a correção da erosão de superfície. Incluiu ainda a criação de novos espaços naturais, de renovados acessos pedonais à praia fluvial e ao mar, a melhoria das áreas para estacionamento automóvel e das zonas de lazer. Bem como a criação de um troço da ecovia do Litoral Norte, de um posto para alimentação elétrica, abastecimento de água e evacuação de resíduos, para autocaravanas.

Pelo que com a implementação integral desta obra estarão criadas condições de promoção da diversificação da oferta turística, como actividade económica sustentável complementar às actividades náuticas e balneares que já constituem uma especial riqueza do Cabedelo.

Podemos estar orgulhosos por aquilo que a obra embelezou o Cabedelo. A autarquia pode dar-se por feliz pelo resultado conseguido.