“MOSTRA” PROFISSÕES NA ESCOLA CARTEADO MENA

No passado dia 12 de Fevereiro decorreu na Escola Carteado Mena, em Darque, a 1ª “Mostra” Profissões.

O evento esteve a cargo da equipa TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária), com a colaboração da Comissão de Pais e Encarregados de Educação da Escola Carteado Mena e dirigiu-se aos alunos do 4º ano de escolaridade das Escolas Básicas de Subportela, Vila Franca e Darque: Senhora da Oliveira, Zaida Garcez e Cabedelo; e aos alunos do 6º ano de escolaridade da Escola Carteado Mena.

Integraram esta “Mostra” as seguintes profissões: engenheiro electrotécnico – a cargo de Fernando Garcez; restauração (culinária) – a cargo de Arsénio Gomes; cabeleireira – a cargo de Gabriela Carneiro; artesã – a cargo de Olga Lima; torneiro mecânico – a cargo de Joaquim Ferreira. Os profissionais que apresentaram as respectivas profissões são residentes nas áreas das escolas e foram convidados pelos organizadores.

As alunas e alunos que ainda vivem na idade de brincar e na idade a caminho dos sonhos, ouviram profissionais a falarem de energia eléctrica, de como divertirem-se e aprenderem robótica, ouviram como fazer pizzas, ou como tratar os cabelos e da forma de os pentear, de como as mãos podem transformar um pouco de tecido ou de couro num objecto belo, ou como se usam ferramentas e máquinas na produção de peças mecânicas.

Ouviram e trocaram impressões com os profissionais e ficaram a saber que uma profissão é o emprego ou o trabalho que alguém exerce e pelo qual recebe uma retribuição económica. E, também, que regra geral, as profissões requerem competências especializadas e formais, que se costumam adquirir com uma formação universitária ou profissional.

No final, antes de serem prendados com um bom almoço, servido na cantina da escola, na companhia dos seus professores, concluíram os alunos que estão no tempo de brincar e de estudar para um dia serem bons profissionais, seja em que área fôr.