O Acesso a Água do Rio Lima
O ACESSO À ÁGUA DO RIO LIMA NA ÁREA DA CANOAGEM
No decorrer do verão passado foi motivo de aceso conflito o acesso à água do Rio Lima e à plataforma flutuante, na área da margem utilizada diariamente pelos canoístas do Darque Kayak Clube.
Esta situação motivou a intervenção da Junta de Freguesia que, para a resolver a contenda, no imediato, realizou diversas e intensas reuniões com as entidades que tutelam aquela área incluída na Rede Natura 2000. Assim, foram contactadas a Câmara Municipal, o Comandante da Capitania e a APA-Agência Portuguesa do Ambiente.
De todas as diligências efectuadas foi entendido que cada vez mais os espaços marginais ao rio devem ser preservados do ponto de vista ambiental e devem ter junto aos equipamentos desportivos ali localizados, áreas de intervenção que permitam que os jovens e as crianças que utilizam esses equipamentos os utilizem em condições de seguranças e sem estarem sujeitas a riscos gerados pelos usos indevidos dessas zonas – tal como estava a acontecer.
Pelo que a autarquia para dar resposta a toda esta desagradável situação, deliberou elaborar um projecto de requalificação da margem do rio, integrado no plano de reabilitação urbana que está a ser desenvolvido em Darque.
O objectivo desta medida é ter, no próximo ano, a zona devidamente requalificada e com melhores condições para a prática desportiva e, simultaneamente, disponibilizar uma zona que contemple as actividades industriais e outras que se realizam naquela área e que, também, necessitam de ser regradas.
Daqui até se concluir a obra, deseja-se que todos os utilizadores da margem e que precisem de aceder ao rio, o façam tendo em atenção que aquele espaço tem condições ambientais especiais (Rede Natura 2000) que são incompatíveis com a movimentação de viaturas motorizadas ou de outra índole, e que os jovens canoístas carecem de estar na água em perfeitas condições de segurança.