O Kayak trouxe o Rio para a Casa das Artes

O KAYAK TROUXE O RIO PARA A CASA DAS ARTES

Abre-se a porta na Casa das Artes e uma imensa cascata verde em torrente, um pedaço de rio, engole o nosso olhar.

Assim, se apresenta a exposição do DKC-Darque Kayak Clube na Casa das Artes, numa história de 25 anos de completo crescimento, alimentado pela muita dedicação associativa em nome do desporto.

O Kayak no ano que terminou alcançou a sua melhor época de sempre. A exposição reflete os êxitos alcançados revelando as medalhas, apresentando as canoas, as pagaias, os equipamentos que os seus grandes campeões e campeãs usaram nas provas mais relevantes.

Esta associação foi fundada em 4 de Abril de 1994 por um grupo de jovens com vontade de fazer singrar a canoagem e simultaneamente promover os valores de defesa do ambiente, fazendo com que as populações se aproximem do Rio e do Mar.

Em 2000, o Darque Kayak Clube introduziu uma nova filosofia – que ainda é partilhada pela comunidade DKC – subordinada ao tema “A canoagem ao longo da vida” que constitui o eixo ideológico do clube. Este novo paradigma engloba as diferentes vertentes estatutárias, articulando a prática da modalidade como pedra basilar de fundamentos mais nobres tais como o lazer, a animação turística, a defesa do ambiente, o ecoturismo, a democratização da náutica, o contributo para o impulso económico da região e o apoio às classes mais

desfavorecidas.

Porém, decorrente da vigência do protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com a inauguração em 2013 do Centro de Canoagem, onde o Kayak instalou a sua sede, foi possível dar extrema expressão ao trabalho e ao esforço desenvolvido. Sendo que as novas instalações lhe permitiram, também, incrementar o projecto municipal da náutica nas escolas, na modalidade de canoagem.

A estrutura do D.K.C. funciona com 5 departamentos: Escola de Iniciação; Ecoturismo; Náutica nas Escolas; Competição (especialidades de Pista, slalom, maratona, fundo, kayak mar, kayak surf, kayak polo e kayak extremo) e Defesa e preservação do ambiente.

Em 2016 foi considerada associação de mérito pela Junta de Freguesia de Darque. Neste ano de referência, movimentou 2844 praticantes, sendo 64 federados, com 19.805 unidades de utilização.

A nível de competição o DKC tem já um palmarés invejável com diversos campeões nacionais e internacionais obtidos em diferentes especialidades. Em 2016 obteve dezasseis títulos de campeão nacional, um CAMPEÃO EUROPEU e um vice-campeão do mundo, aos quais se juntam diversos medalhados e classificações honrosas em campeonatos do mundo e da europa nas especialidades de maratona e de slalom. Possui vários atletas de maratona na selecção nacional de maratona e metade da selecção nacional de slalom é constituída por atletas da DKC. Organizou dezenas de provas de carácter nacional e Internacional, destacando- se em 2016 o Campeonato Nacional de Slalom, Campeonato Nacional de Esperanças de slalom, Taça de Portugal de Maratonas e Taça Ibérica de Slalom Assim, a exposição abriu neste cenário de rio, de água, de canoas e pagaias, de campeões e de um extraordinário gosto pela prática desportiva. Após o Presidente da Junta de Freguesia de Darque, Dr. Joaquim Perre, ter procedido à abertura da exposição, esta foi apresentada pelo Dr. Américo Castro, Presidente do DKC. Mas, depois deste ato, estava reservada uma grata surpresa, porque, numa bonita iniciativa, a Associação de Reformados de Darque através do seu grupo de janeiras, quis associar-se à festa numa manifestação de alegria cantando canções de votos de bom ano ao Kayak que foram entoadas, também, pelo imenso público que lotou a sala das exposições.

A exposição estará aberta ao público, na Casa das Artes de Darque, até ao próximo dia 22 de janeiro. A próxima mostra incluída no Ciclo Expositivo ” A Vida Associativa de Darque” em Honra à Cidadania, será dedicada ao  entro Paroquial de Promoção Social de Darque e estará aberta do dia 27 de janeiro ao dia 11 de fevereiro.

As associações darquenses são fonte de cidadania e a Darque Kayak Clube, para além disso, é já um símbolo e um orgulho desta Vila.

kayak12

kayak11

kayak10

kayak9

kayak8

kayak7

kayak6

kayak5

kayak4

kayak3

kayak2

kayak1