O “SEM NEGAS” PASSOU COM POSITIVA NA REDE NATURA

O ATL “SEM NEGAS” – com sede na Av. Carteado Mena – esteve na Casa das Artes de Darque para visitar a exposição Rede Natura – Espaços Naturais, do CMIA. O grupo do ATL foi acompanhado pela Profª. Alexandra Correia. A exposição foi apresentada por Fernando Garcez, membro da Junta de Freguesia e pela Profª. Raquel São João.

A manhã estava acalorada, mas apesar da caminhada e de terem chegado afogueados pela brincadeira do caminho, os jovens visitantes ainda tiveram energia suficiente para demonstrarem a sua atenção e apresentarem os seus conhecimentos sobre as ciências liminarmente contidas na mostra.

Despertos pela curiosidade do que iam conhecendo, contagiando o ambiente da exposição, tornaram-na uma fonte de coisas novas.

Os sítios de elevado valor ambiental paisagístico e de biodiversidade foram alagando a tertúlia, como quem navega do Sapal de S. Lourenço, subindo o Rio Lima, pela margem esquerda, à descoberta da ribeira de S. Simão. Depois, até ao alto do Monte Galeão, descobrindo a nascente do Rio Côvo e vislumbrando, ao longe, as escarpas da Serra d’Arga nos seus expressivos afloramentos rochosos, tão distantes, mas tão reflexivos da manhã. Até que se inundaram de Litoral Norte onde coloriram, mais ainda, a sua beleza cénica.

No final, os jovens visitantes participaram no desafiante jogo da “Caça ao Tesouro da Biodiversidade” que a todos encantou.

Pelo entusiasmo, pelo conhecimento demonstrado por estes jovens nas matérias em exposição, podemos afirmar que a biodiversidade no futuro vai apresentar mais “vantagens” do que “ameaças”.