Surf a onda de Darque na Casa das Artes

SURF A ONDA DE DARQUE NA CASA DAS ARTES

O Surf Clube de Viana (SCV) fundado no dia 25 de Janeiro de 1989, uma das mais prestigiadas associações desportivas darquenses, com sede no Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf de Viana), Cabedelo, inaugurou a exposição sobre a sua história, no dia 10 de março, na Casa das Artes, onde o mar, o surf, o desporto, o ambiente, a maresia inundando as paredes da Casa das Artes em vagas de cor, de méritos e de extraordinários desportistas, foram-nos apresentados pelo Presidente do Clube, Dr. João Zamith.

Trata-se de uma associação que surfou as ondas do tempo e, rapidamente, ganhou grande reconhecimento graças à sua excelente capacidade de organização de eventos, tais como campeonatos do mundo, europeus, nacionais e regionais. Em 1994, fez história ao organizar, pela primeira vez, uma prova mundial de Bodyboard fora do Havai. Com a realização desta competição, em ondas vianenses, iniciava-se, desta forma, o Circuito Mundial. Em 2009, nas comemorações do seu 20º aniversário, voltou a receber uma etapa deste World Tour que, em 2016, se repetiu pela quarta vez em Viana do Castelo. O SCV está filiado na Federação Portuguesa Surf, no European Surfing Federation e Association of Professional Bodyboarding Parceiro: European Network of Outdoor Sports e World Surf Cities Network.

O Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana (Cabedelo) constitui uma das quatro unidades existentes em Portugal, sendo que é a única que funciona em pleno. Esta situação permite-lhe ser a primeira infraestrutura europeia aberta, diariamente e dedicada a 100% ao desenvolvimento de surfistas, desde a iniciação até à excelência da competição. Para este mérito muito contribui, para além da grande dinâmica e do excelente trabalho desenvolvido pela Direcção do clube, o facto de a praia do Cabedelo ser a única ao longo de toda a costa portuguesa, que tem condições, diariamente – durante todo o ano – para a prática do surf. O CAR SURF está apto para a avaliação, controlo e otimização do treino e possui um enquadramento humano médico e desportivo experiente, dos quais muito beneficia o desenvolvimento do projecto municipal “Náutica nas Escolas”. Mas desengane-se quem pensa que é exclusivo para surfistas de elite, muito pelo contrário, destina-se a qualquer surfista que queira melhorar a sua performance.

São estas virtudes naturais e pessoais, estas conjugações, que cativam quem nos visita. E são já tão reconhecidas internacionalmente estas capacidades, que, testemunhando, soubemos que o actual primeiro ministro da Holanda, Mark Rutte, praticante de wind-surf, passa anualmente – ano após ano – entre outras grandes individualidades internacionais, parte das suas férias na praia do Cabedelo.

Assim, surfemos esta boa onda de Darque, de margem esquerda, de espaços naturais bem frequentados, de qualidade, de associações modernas, de prestígio e bem dirigidas, visitando esta bonita exposição.

surf5

surf7

surf6

surf4

surf3

surf2

 

surf