2015-05-07 12_19_51

Uma Rua de Cultura

Uma Rua de Cultura Calcetada com História

Hoje, 07 de Maio, realizou-se na Biblioteca da Escola Carteado Mena a primeira edição do CDD500aC – Clube dos Descobridores de Darque promovida pela Junta de Freguesia de Darque em parceria com o Agrupamento de Escolas que serve a nossa comunidade.

A 1ª. Edição do CDD500aC foi aberta a todos os alunos do 9º.ano, com dinamização e responsabilidade da Professora Flora Douteiro.

Esta iniciativa destinou-se a promover o conhecimento dos factos, das personagens e do património cultural mais relevante da história de Darque.

A apresentação esteve a cargo do Engº. Fernando Garcez, secretário da Junta de Freguesia e do Dr. Cândido Gonçalves, autor da obra “DARQUE o outro lado da cidade”.

No âmbito desta atividade de promoção da história efetuou-se, também, o apuramento do GIDD-Grande Imperador dos Descobridores de Darque através da aplicação de um modelo de torneio de sucessivas perguntas e resposta versando Darque e a sua história.

Esta disputa foi intensamente participada pelas dezenas de alunos e alunas presentes na Biblioteca. O Júri deste evento foi presidido pelo Dr. Cândido Gonçalves, tendo como vogais a Dra. Manuela Costa e o Dr. Paulo Lima – ambos professores da escola.

A última fase do concurso – após terem vencido diversas eliminatórias muito batalhadas, onde participaram todos os alunos e alunas presentes – foi disputada por dois alunos que passaram, a partir desse momento a ostentar, solenemente, trajes de “senadores romanos” – vestes estas que estiveram expostas na sala até ao momento da investidura.

Saiu vencedor o aluno João Pedro Ferreira Lima que – para representar todo o seu poder e glória cultural como Descobridor de Darque – foi proclamado com a Coroa de Louros apropriada ao GIDD I o Imperador.

A investidura esteve a cargo do Presidente da Junta de Freguesia e da Diretora do Agrupamento de Escolas. Seguidamente o GIDD I dirigiu-se à varanda da Biblioteca para ser aclamado pelos alunos da Escola.

Entendendo que um dos principais objetivos da História é resgatar os aspetos culturais de um determinado povo ou região para o sentido do processo de desenvolvimento, pretendeu a Junta de Freguesia, através desta iniciativa construir mais um trecho da Rua da Cultura.

Assim, desejamos que com “Darque o outro lado da cidade”, tendo “Darque, Memórias e Gentes” “Por este rio acima…”, se insista, como povo “…todos, adultos e crianças, numa atitude de corresponsabilização, de compromisso com o futuro…” na “…importância da memória para construir sentimentos de cidadania e de comunidade”.

Felicitamos todos os alunos e alunas e os seus professores e professoras que participaram neste BELO momento de cultura e ambicionamos que possam, novamente, embarcar “Por este rio acima…” como Descobridores de Darque.

PARABÉNS!