As Associações de Moradores…
AS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES E DE COMERCIANTES NA CASA DAS ARTES
Na Casa das Artes de Darque (CdAD) decorrem as exposições da Associação de Moradores do Cabedelo e da Associação de Moradores e de Comerciantes da Cidade Nova. Estas mostras estarão abertas ao público até ao próximo dia 12 de novembro.
À sessão de abertura das exposições ocorreram muitos darquenses interessados em conhecerem a história e os mais significativos eventos realizados por ambas as associações. Esta simbólica cerimónia foi realizada pelo Presidente da Junta, Joaquim Perre, pelo Presidente da Direcção da Associação de Moradores do Cabedelo, Vitor Dinis e em representação, devido a compromissos profissionais, do Presidente da Associação de Moradores e Comerciantes da Cidade Nova, por Rosalina Rodrigues. A Associação de Moradores do Cabedelo foi fundada em 1995 e a Associação de Moradores e Comerciantes da Cidade Nova em 2003.
Ambas as associações ostentam histórias de intervenção e de promoção e preservação da qualidade de vida e do meio ambiental dos respectivos lugares que representam.
Neste sentido, Mariana Rocha Neves apresentou a exposição da Associação de Moradores do Cabedelo dando relevo ao desempenho da associação, no decorrer dos anos 90 do século passado, no seu contributo para que o Plano de Urbanização da Cidade (PUC) apresentasse a melhor solução para a definição dos acessos rodoferroviários ao Porto de Mar, bem como sobre a regulamentação da extracção de inertes no Rio Lima. Referiu-se, ainda, à sua contribuição, no início deste século, para a chamada de atenção sobre a necessidade de se efetuarem urgentes obras de reparação da Ponte Eiffel. Concluiu, referindo os dois grandes eventos organizados pela associação nos anos 2014 e 2015, intitulados “Beach Run do Cabedelo”, que integraram imensos concorrentes de renome nacional, dando ao Cabedelo um ambiente de festa e de confraternização que muito dignificaram Darque.
Seguidamente, Rosalina Rodrigues, apresentou a exposição da Associação de Moradores e Comerciantes da Cidade Nova, onde deu especial relevo ao concurso de varandas enfeitadas por ocasião dos festejos dos santos populares no ano 2005 e ao impacto que esta iniciativa teve na auto-estima dos moradores devido ao êxito alcançado. Mostrou, também, os registos do grande arraial de S. João que a associação produziu em 2006, bem como das decorativas iluminações de rua instaladas por altura das Festas de Natal. Sendo que, neste âmbito, salientou a celebração da chegada do Pai Natal em 2014. Finalizou abordando as sucessivas participações da associação nas diversas edições dos Dias Olímpicos de Darque.
No final das apresentações ambas as Associações convidaram os presentes a partilharem um “porto de honra”.
O trabalho destas associações refletido nas suas exposições, demonstra que as comunidades só podem evoluir em todas as suas dimensões se os seus cidadãos exercerem a cidadania em plenitude, contribuindo para a defesa dos seus direitos e dos interesses locais e de outros.