COMEMORAÇÃO DO 30º. ANIVERSÁRIO DA VILA DE DARQUE
COMEMORAÇÃO DO 30º. ANIVERSÁRIO DA VILA DE DARQUE
Há 30 anos atrás a freguesia de Darque foi elevada à categoria de Vila. Esta elevação foi o corolário do empenho, da dedicação e da abnegação dos autarcas democratas que até 1986 dirigiram os destinos da nossa freguesia.
A Junta de Freguesia celebrou estes 30 anos de exercício da democracia, em Honra à Cidadania, enaltecendo todos aqueles que durante décadas exerceram a sua cidadania em serviço público ou tão somente prestando serviços à comunidade darquense.
O auditório da SIRD foi pequeno para acolher tanto entusiasmo para louvar todos os cidadãos darquenses que exerceram o poder autárquico nesta freguesia, particularmente os que exerceram os cargos de Presidentes da Junta e de Presidentes da Assembleia de Freguesia, os quais, independentemente da sua opção política, com devoção e sentido de cidadania, contribuíram, decisivamente, para o progresso de Darque e para a melhoria da qualidade de vida dos darquenses. A Mesa que presidiu às cerimónias era constituída pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Pela Presidente da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, pela Vereadora da Educação e Cultura, pelo Presidente da Junta de Darque e pelo Presidente da Assembleia de Freguesia de Darque.
A cerimónia iniciou-se com o discurso de balanço de trinta anos de desenvolvimento, feito pelo Presidente da Junta de Darque. Seguiu-se uma intervenção efetuada pelo Prof. Paulo Lima que enquadrou historicamente o contexto da “elevação de Darque a Vila”.
Depois, foi a vez dos cidadãos homenageados, pela maneira como exercem ou exerceram a cidadania, particularmente pelo exercício do cargo de Presidente da Junta ou de Presidente da Assembleia de Freguesia, que foram sendo anunciados pela Dra. Maria José Rego.
Assim, em Honra à Cidadania, pretendeu-se, através daquela simples e singela festa, manifestar gratidão a todos os que contribuíram para o desenvolvimento e a afirmação de Darque.
Estes cidadãos, que foram a partir de 03 de julho considerados Cidadãos de Honra de Darque, para além do tributo de todos os presentes, receberam, também, um Diploma de Cidadão de Honra de Darque, um livro, edição da autarquia, da autoria de Cândido Gomes Gonçalves e um opúsculo que reúne a identificação dos diversos membros efectivos dos órgãos autárquicos que compuseram a Junta de Freguesia e a Assembleia de Freguesia ao longo dos sucessivos mandatos e os perfis das Instituições que estão em atividade nesta comunidade, dos autores/investigadores que se debruçaram sobre a história de Darque, publicando obras literárias ou escultóricas e dos poetas de Darque associados a uma pequeníssima Antologia com poemas seus, tudo apresentado numa digna e simples caixa alusiva ao momento.
Nesta sessão solene foram, também, aclamados os cidadãos darquenses que ao longo de todos estes anos têm integrado os orgãos autárquicos com sentido de cidadania e que acompanharam os Presidentes evocados.
Havendo darquenses que ocuparam e ocupam os mais altos cargos autárquicos do Município de Viana do Castelo, apesar de não terem exercido na nossa autarquia, mas sendo o seu desempenho um exemplo de cidadania, foram também evocados individualmente.
Seguidamente, com apresentação do Dr. Hugo Viana Araújo, foram homenageadas todas as instituições que se encontram em atividade na nossa vila. Assim, sendo produto de uma comunidade com uma identidade muito própria, que no seu bairrismo laborioso e ardente foi construindo ao longo de anos um fortíssimo movimento associativo, como expressiva fonte de cidadania, foram consideradas Instituições de Honra de Darque por prestarem serviços assinaláveis à comunidade e por contribuírem desta forma para a afirmação de Darque. Esta parte teve a inesperada, mas gostosa, participação do recente Campeão Europeu de Maratonas de Canoagem em C1 júnior, Sérgio Maciel, que veio testemunhar a força e grandeza do movimento associativo darquense. Assim, na presença do atleta, foi bonito de se ver e de participar na sessão solene comemorativa do 30º. Aniversário da Vila de Darque, na hora em que foi prestado, por uma expressiva representação da comunidade darquense, o empolgante público tributo ao Sérgio Maciel.
A sessão decorreu com grande emotividade. Os Autores e Poetas de Darque mereceram, também, fortes aclamações de cada vez que iam sendo enunciados pela Dra. Maria José Sá.
Por último, o Engº. Fernando Garcez apresentou o momento dedicado à homenagem dos darquenses aos seus poetas. Os seus poemas, numa breve antologia, foram declamados e cantados com a participação de todos os presentes.
Foi um dia para recordar, onde uma comunidade deu conta de toda a riqueza que encerra na qualidade dos seus cidadãos e da maneira como exercem a sua cidadania. Assim, é com todos que se conta para dar uma imagem de Darque que seja, no regresso à história, a da alegria, do sonho e da esperança no futuro.
Darque viveu no 3 de julho um grande momento da sua história.