Contorno das Palavras

CONTORNOS DA PALAVRA NA ESCOLA DR CARTEADO MENA

Realizou-se mais uma edição de Contornos da Palavra, uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a que a Biblioteca da Escola Doutor Carteado Mena correspondeu brilhantemente; tendo, também, a Junta de Freguesia de Darque contribuído para o êxito da sessão.

Os Contornos da Palavra, este ano, abordaram a Multiculturalidade. Esta iniciativa da Câmara Municipal visou marcar um universo de reflexão em torno da palavra centrada em grandes temáticas da literatura, estimulando a leitura e a escrita, a partir da partilha de uma reflexão construtiva e da necessidade de mais e melhores leitores.

A nossa Biblioteca estava luminosamente acolhedora, engalanada a preceito, cheia de vozes de ordens e de ensaios de última hora, em grande azáfama, ultimando os preparativos para receber a premiadíssima escritora Conceição Dinis Tomé. A sala estava repleta de alunos de alunas, que com os seus professores e professoras e a professora bibliotecária responsável pela Biblioteca preparam, afanosamente, o encontro, tendo por base a leitura do livro da autora “O Caderno do Avô Heinrich”.

A obra aborda coisas essenciais à vida como as artes, a música, a pintura, a literatura, contando a história de Heinrich e de Jósef, que se conheceram no Gueto de Varsóvia, na Polónia, durante a segunda guerra mundial. Heinrich tinha chegado há pouco tempo da Alemanha, porque o pai não queria que o filho crescesse num país onde então dominavam o ódio, o preconceito, o abuso do poder e todas as formas de fanatismo. Naquele tempo, o homem que tinha subido ao poder resolveu dominar o mundo e perseguir todos aqueles que considerava serem de raças inferiores como os judeus ou os ciganos, e também todas as pessoas que lhe opusessem resistência. Esse homem chamava- se Adolf Hitler.

E foi a partir desta história que a manhã da passada quinta-feira se tornou radiosa pelo desempenho de todos os alunos presentes na Biblioteca da Escola Dr. Carteado Mena. Foram momentos belos, vividos com a apresentação dos testemunhos dos alunos sobre o livro e com a grande intensidade dramática contida na peça apresentada, também, pelos alunos.

A escritora Conceição Tomé emocionou-se com a leitura dos depoimentos dos alunos e das alunas, referindo-se a eles como “muito bonitos”. Seguidamente, explicou como o livro, sendo ficcionado, se baseou em factos reais. Referiu a importância da leitura, que é a base de sustento à aprendizagem e ao conhecimento, explicando que dentro de um livro encontramos sempre liberdade e que é possível acordar todas as manhãs e começar de novo.

Por último a Profª. Carminda Lomba, responsável pela Biblioteca, apresentou diversos diários elaborados pelos alunos e alunos sob o título “O Meu Diário”, que estimulam a leitura e a escrita, onde foi possível testemunhar que a mensagem passada pela escritora já germina na Escola, com a capacidade de criar beleza através de palavras belas, como aquelas contidas nos diversos diários apreciados.

Conceição Dinis Tomé terminou a sessão dizendo que as leituras de livros têm a capacidade de tornar as pessoas mais humanas. E correspondendo a este apelo, nós temos a certeza que na Escola Doutor Carteado Mena já existe o amor pelos livros e pela leitura para que o futuro destas crianças seja mais radioso.

 

caderno12

caderno11