Da vinha ao vinho
NA CASA DAS ARTES SUMARENTOS CACHOS DE HISTÓRIA VINDIMADOS “DA VINHA AO VINHO”
Na Casa das Artes de Darque alguns sumarentos cachos de história foram vindimados e espirituosamente escorreram pelas gargantas das dezenas de darquenses que assistiram no dia 19 de dezembro a uma bela sessão cultural sobre o património, turismo e empreendedorismo. A dinamização do evento esteve a cargo dos Prof Drs Gonçalo Maia Marques- ESE, IPVC e Sérgio Jacques. A Prof Dra Ana Sofia Rodrigues – ESE, IPVC devido a impedimento inesperado não pode prestar o contributo que estava programado.
A Dra Sandra Alves coordenadora do projeto CLDS 3G Viana Sul, conjuntamente com o Presidente da Junta Engº. Fernando Garcez, abriu o evento com a apresentação da exposição fotográfica “A Região dos Vinhos Verdes: a autenticidade pela objectiva de Egídio Santos”, cedida pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
Seguiu-se a tertúlia onde se enquadrou historicamente o vinho verde na região, durante o período das invasões francesas em Darque e a importância do vinho verde para a região, do ponto de vista social e económico, dinamizada pelo Prof Dr. Gonçalo Maia Marques.
Na sua brilhante comunicação o Prof Dr Gonçalo Maia Marques fez, também, a apresentação da sua mais recente obra “No Reino do Vinho dos Homens -Uma viagem pelos Mosteiros, Vinhos e Gastronomia do Noroeste de Portugal”, onde o autor a constitui como uma grande viagem pelo Entre Douro e Minho, tendo em conta três dos seus produtos culturais e turísticos mais importantes: a presença das Ordens Religiosas, nomeadamente a Ordem Beneditina, fortíssima ainda hoje no edificado e nos artefactos culturais que nos legaram; o Vinho Verde, produto único no mundo e cada vez mais procurado pelas suas caraterísticas únicas e revigorantes e, por fim, a riquíssima e variadíssima Gastronomia Minhota, impregnada de elementos patrimoniais relevantes.
Em cada uma das viagens que foram apresentadas pelo autor, propõe-se encontrar mistérios, lendas e documentos, mas também a curiosidade do olhar, o fascínio dos sentidos e a arte no seu sentido mais belo que a relação da vinha, da paisagem, do edificado, pode transmitir.
No final da sessão foi feita uma prova de vinhos – que foram muito apreciados – fornecidos gentilmente pelo Solar do Louredo – Geraz de Lima.
A exposição fotográfica estará acessível na Casa das Artes de Darque todas as quartas-feiras e sábados das 14h às 18h; e às sextas-feiras das 17h às 20h, até ao mês de Fevereiro.