II RECRIAÇÃO HISTÓRICA DAS INVASÕES FRANCESAS EM DARQUE
II RECRIAÇÃO HISTÓRICA DAS INVASÕES FRANCESAS EM DARQUE
“Conta-se que, durante as Invasões Francesas, os Darquenses recolheram os haveres mais valiosos da freguesia (nessa data ainda dependente de Barcelos) e os enterraram nas areias das margens do Rio Lima, garantindo que não caiam em mãos indesejadas. Mais de duzentos anos depois, recordamos o modo de vida desses homens e mulheres recriando, no Largo do Cais Velho, um mercado, animado pelos pregões e azáfama dos tendeiros e vendedores ambulantes, pelos ofícios, pelos homens de letras e pelo povo no seu quotidiano.
No Largo, a História é feita de muitas “estórias”, até que tudo é interrompido pela invasão dos soldados a cavalo e apeados, ao som de tambores e de morteiros, criando a angústia e o medo, às ordens de Napoleão.
Alguns populares resistem, outros procuram salvaguardar as memórias da terra num turbilhão de fé e de religiosidade própria da época, “salvando o Senhor na areia” num cerimonial comovente.
A tormenta dá lugar ao silêncio e desenterram-se as palavras “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, que todos levam gravadas na mente.”
Esta é a síntese do que vai acontecer às 21h30, no dia 26 do próximo mês de Maio, no Teatro de Rua, levado à cena no Largo do Cais Velho, por mais de 130 actores e figurantes das Associações e Instituições de Darque, dirigidos por José Carlos Loureiro e por João Branco.
O espaço estará aberto a partir das 19h para os espectadores desfrutarem das “Tasquinhas” e da “Animação de Rua, da Época”.
A Recriação Histórica das Invasões Francesas em Darque vai dar lugar, também, à Tertúlia que vai ser dirigida pelo Dr. José Carlos Loureiro, sob o tema “Darque no Tempo das Invasões Francesas” e que se realizará às 21h30, do dia 12 de Maio, na sede da Associação de Reformados de Darque, localizada na Av. dos Pescadores (ao Cais Velho).
Participe. Honre-nos com a sua presença.