NO LUGAR DA AREIA A ENVOLVENTE DA ESCOLA ZAIDA GARCEZ GANHA LUZ

Fomos visitar a obra de Requalificação do Espaço Público do Lugar da Areia, na envolvente da Escola Básica e Jardim de Infância Zaida Garcez – projecto que integra a Área de Reabilitação Urbana de Darque.

Os trabalhos ainda estão na fase “do grosso”. Porém, já dão para ver os espaços que foram rasgados e organizados, cobertos de luz da esperança de que fique um sítio bom para se viver com os seus percursos pedonais e viários perfeitamente clarificados, com o seu campo de jogos e distintos usos capazes de fomentar o usufruto lúdico nas suas áreas de lazer e zonas verdes.

Uma vez que não nos temos referido ao avanço das obras da Requalificação da Cantina da Escola e Jardim de Infância Senhora da Oliveira, cabe aqui informar que, também, estão a andar em bom ritmo e que terminarão a tempo da abertura do novo ano lectivo.

Observando o que já está feito nas obras da Areia, podemos afirmar que o projecto dos técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da simplicidade das coisas feitas com qualidade, está a transformar um sítio pouco atractivo, num local requalificado e bom para as pessoas.

O reperfilamento da Rua Sebastião Cunha e rua Nossa Senhora da Conceição, com o descongestionamento de alguns dos seus estrangulamentos, concretamente no acompanhamento do perímetro da Escola Zaida Garcez, merece relevo. Bem como o reordenamento do espaço do recreio da Escola e a sua ligação com o campo de jogos.

Os investimentos públicos destinados ao melhoramento de áreas onde ainda haverá pessoas que não chegaram a ser meninos(as), e pensando nas marcas que deixa uma infância que não se viveu, tem de fazer parte dos objectivos de qualquer autarquia. A nossa está a tentar fazer cumprir esse desígnio.

Escutar os moradores no meio do barulho e da poeira da obra, com todos os seus inconvenientes, e ouvir que pelo resultado final dos trabalhos valerá bem a pena o sacrifício por que estão a passar, deixa-nos satisfeitos

Estas palavras de incentivo e de expectativa positiva no futuro, faz-nos, de facto, pensar que o investimento público deveria, todo ele, ter esta repercussão na vida das pessoas e, no caso de Darque, despertando e reforçando o orgulho de ser darquense.