O MONUMENTO
O MONUMENTO EM HONRA DO DR. ÓSCAR ESTÁ A FICAR MAIS BONITO
Em finais de setembro passado foram concluídos os trabalhos de melhoramento do monumento Honra à Cidadania, dedicado ao ilustre darquense Dr. Óscar Monteiro, da autoria do escultor Salvador Vieira, por encomenda da Junta de Freguesia de Darque.
Os trabalhos de campo que se iniciaram no Cais Velho, no passado dia 09 de junho, com a marcação da implantação da obra, teve ao longo de todos os períodos o contributo do trabalho voluntário de muitos darquenses que, abnegadamente, dedicaram dezenas e dezenas de horas à preparação dos trabalhos principais e, seguidamente, à montagem do monumento.
No meio de tantas preocupações com o controlo orçamental da Junta de Freguesia, foi bom, porém, dar oportunidade ao génio colocado pelo autor na execução do monumento que gerou nos darquenses o ambiente antigo da dádiva, do exercício da cidadania, do espírito de pertença, da responsabilidade social. Foi bonito viver-se essa fraterna atmosfera perfumada pela gratidão.
Salvador Vieira ofereceu todo o seu trabalho artístico e o senhor Valdemar da Cunha associando-se à generosidade do autor, teve mais um gesto de mecenato para com Darque, ao disponibilizar-se para custear a obra mecânica que envolveu a construção do Monumento em Honra à Cidadania. Este gesto mereceu por parte da Assembleia de Freguesia na sua última reunião, um unanime voto de louvor.
A cultura é, de facto, o elemento agregador dos darquenses e da história que vão construindo que fazem o seu presente e que farão o seu futuro.
E é por todo este sentimento de pertença que a Junta de Freguesia de Darque agradece a todos os darquenses anónimos que contribuíram com o seu trabalho voluntário, ao senhor Valdemar da Cunha e, numa referência muito especial, ao escultor Salvador Vieira por terem contribuído decisivamente para a construção de tão bela e nobre obra que permitiu que o Cais Velho, o incessante rio e a acolhedora paisagem passassem a ter a memória que representam mais rica e mais eterna.