Obras da Cantina – Escola Sra. Oliveira
AS OBRAS DA CANTINA DA ESCOLA DA SENHORA DA OLIVEIRA
A autarquia, atendendo aos pedidos de sucessivas Direcções do Agrupamento de Escolas, das respectivas Comissões de Pais e da Junta de Freguesia de Darque, vai proceder à requalificação da Cantina da Escola Básica e Jardim de Infância da Senhora da Oliveira.
A cantina, no fim da tarde de 12 de janeiro, encheu-se de Encarregados de Educação para se inteirarem dos procedimentos modelados pelo corpo técnico da Câmara Municipal, tendo em vista operacionalizar o serviço de refeições de almoço aos alunos e alunas da Escola Básica e do Jardim de Infância no período compreendido entre os meses de fevereiro e de julho, correspondente à realização das obras.
O Presidente da Câmara, Engº. José Maria Costa, acompanhado pela Vereadora da Educação, Dra Maria José Guerreiro, pelo Presidente da Junta, Dr. Joaquim Perre, pela Directora do Agrupamento de Escolas, Dra Conceição Fernandes, pela Coordenadora de Estabelecimento Profª. Fátima Lavarinhas, pelo Presidente da Associação de Pais, Sr. Tiago Ligeiro e porDirectores dos Serviços Técnicos camarários com ligação directa à obra, apresentou a oportunidade da realização da empreitada, enunciando os grandes constrangimentos que a mesma acarretará, mas, também, explicou as melhorias que são esperadas no serviço da cantina.
Deste modo, serão eliminadas as barreiras arquitectónicas existentes e qualificados os espaços interiores e exteriores. Este investimento está estimado em 440.00,00 €. Pelo que está prevista a demolição do mezanino (nível particular do edifício, plataforma que permite o movimento de pessoas e/ou equipamentos tanto na sua parte inferior como na parte superior, situado entre o piso térreo e o primeiro andar, normalmente rebaixado, e que não entra no cálculo total dos andares) a subida da cota do piso da sala de refeições para a cota de soleira, a ampliação da área de implantação necessária à construção da cozinha e espaços conexos à cota do piso térreo, completar a cobertura de protecção desde a Escola à cobertura existente, proveniente do Jardim de Infância, a substituição das coberturas dos quatro quadrantes que constituem o perímetro do edifício actual ea eliminação das patologias identificadas na actual construção.
No final dos trabalhos a cantina ficará com capacidade para servir 166 refeições em simultâneo.
Assim, no dia 27 de janeiro a cantina será encerrada, iniciando-se, a partir desta data, a implementação de um modelo organizativo amplamente estudado pelos serviços técnicos da Câmara Municipal para alterar o local das refeições, bem como o acesso das crianças ao Jardim de Infância. Pelo que, a partir dessa data os alunos passarão a almoçar na cantina da Escola Doutor Carteado Mena, para onde se deslocarão de autocarro cedido pela autarquia. Porém, os alunos do Jardim de Infância serão preservados, por uma questão de segurança, sendo que serão servidos ao almoço, com a assistência logística da Junta de Freguesia, por um serviço de “catering” proveniente da Escola Doutor Carteado Mena, daí que não terão necessidade, para almoçarem, de se deslocarem do Jardim.
No final da apresentação o Presidente da Câmara apelou aos Encarregados de Educação para que confiem nos serviços do corpo técnico camarário, referindo que todas as operações a realizar serão de sucesso e apelou, ainda, a que todos confiem nas escolas de Darque, concretamente na Escola Doutor Carteado Mena pelo seu grau de qualidade de ensino e pela capacidade das suas infraestruturas, pelo que deve ser enchida pelos alunos das escolas básicas de Darque, todos os anos.
As obras são um problema porque obrigam a alterar as rotinas, mas, no final, o seu benefício suplanta os constrangimentos gerados. Esta não vai ser excepção, pelo que a obra da Cantina merece todos os sacrifícios.