Obras no Centro Histórico em curso
AS OBRAS DO CENTRO HISTÓRICO JÁ ESTÃO EM CURSO
As tão aguardadas obras de Requalificação do Centro Histórico de Darque foram iniciadas na passada semana. No Largo do Cais Velho à vista do monumento ao ilustre Dr. Óscar Monteiro, desenvolvem-se os trabalhos da primeira frente de obra. Enormes caixas pré-fabricadas, acompanhados de grossos tubos de betão, estão a ser colocados em vala profunda, numa linha à procura do melhor ponto para ser mergulhada no leito do rio.
Esta empreitada, que prevê intervenções na Rua Manuel Espregueira, Rua Sacadura Cabral, Rua Dr. Carteado Monteiro e Rua do Poço, integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Viana do Castelo. Assim, vão ser investidos cerca de 950 mil euros para melhorar a rede viária através da substituição de pavimentos, valorizando a circulação pedonal em toda a área que limita o rio à igreja de Darque. A intervenção prevê, igualmente, a infraestruturação na rede de água, saneamento, águas pluviais, rede eléctrica e de gás natural – estas duas últimas a cargo dos respectivos operadores.
Porém, trata-se de uma obra de difícil execução, devido às limitadas dimensões das ruas a intervencionar, pelo que originará fortes impactos na vida dos moradores, que o empreiteiro vai, a todo o custo, procurar minimizar. Sabendo-se que, no mínimo, como efeitos colaterais das atividades de construção, é difícil imaginar uma obra sem barulho, sem detritos e causadora de transtornos aos moradores em aspetos como a mobilidade pedonal e rodoviária, solicita-se a todos os afectados toda a compreensão e ajuda de maneira a que a empreitada se realize no prazo contratado.
O resultado final da obra quer no que diz respeito às infraestruturas, quer no que diz respeito à pavimentação, irá valorizar muitíssimo, estamos convictos disso, a qualidade de vida dos darquenses residentes e não só, no Centro Histórico. Esta será a grande recompensa que os moradores recolherão pelo seu sacrifício e compreensão.
Pelo que, vamos todos: empreiteiro, autarquia, moradores e cidadãos em geral, contribuir para que a obra se faça rapidamente.