OS LIVROS CHEGARAM

OS LIVROS CHEGARAM À BIBLIOTECA DA ESCOLA CARTEADO MENA

A Junta de Freguesia de Darque ofereceu à Biblioteca da Escola Carteado Mena 3 dezenas de livros. O acto formal de entrega ocorreu no dia 24 de fevereiro na Biblioteca.

As obras oferecidas são necessários ao cumprimento das metas curriculares do Português e nos quais aquela instituição se encontrava deficitária.

Ao momento gratificante assistiram todos os alunos – cerca de 8 dezenas – que frequentam o 5º. ano da escola. O acto esteve incluído na realização da 7ª. edição do “Contornos da Palavra” organizada pela Dra Carminda Lomba, sob o patrocínio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Na ocasião o Vice-Presidente do Executivo da Junta de Freguesia dirigiu palavras de apreço pelo aspecto e pela organização apresentada pela Biblioteca, desejando, também, que os livros oferecidos ajudem a formar os estudantes e a valorizar a escola, para que tenham um futuro feliz. A este propósito lembrou o quanto dignifica a Escola Carteado Mena o êxito profissional conseguido por diversas personalidades que ali estudaram, referindo, entre elas, a Dra Marlene Ferraz – ali presente; e o jovem Engº. Paulo Rodrigues – a trabalhar no estrangeiro – que, recentemente, a imprensa nacional enalteceu por ter desenvolvido um software – designado “Google Maps” do cérebro – capaz de gerar um mapa 3D do cérebro humano, a partir de imagens de ressonância magnética.

A sessão prosseguiu com a promoção da reflexão em torno da palavra dirigida a estimular a apetência pela literatura e a escrita. Esta atividade foi dinamizada pela Dra Marlene Ferraz, escritora de sucesso cujas obras já obtiveram numerosos prémios nacionais. O encontro prosseguiu com a apresentação do livro “Anda Vamos Salvar os Animais de Rua”, da autoria de Marlene Ferraz – bonito livro, com lindas ilustrações – cujas receitas das vendas revertem a favor da ALAAR-Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua.

Na sua exposição interactiva com os alunos e alunas abordou – com base nas personagens principais do livro: o Caramelo e o Sansão – os direitos dos animais, os maus tratos que lhes são infligidos, dos quais resultam, por vezes, terríveis danos físicos. As crianças, também, tomaram a palavra e falaram sobre como na escola foi tratado – bem – um cão que por ali apareceu; e sobre a forma como uma avó denunciou (!) às autoridades um automobilista que insistentemente – em dias seguidos – maltratou um cão, o que o levou a responder em tribunal.

No final da sessão todos estavam felizes e os mais velhos mais descansados pelos exemplos de generosidade e de atenção demonstrados pelas alunas e pelos alunos em relação ao tratamento que deve ser dado aos animais. Abençoados livros.

Abençoada Biblioteca.

Abençoada Escola Pública.